O código de rastreio é uma forma de identificar unicamente uma encomenda num serviço de logística. Este tipo de código não é exclusivo dos Correios, e pode mudar, ou ter um formato diferente dependendo muito da empresa logística. O código utilizado pelos Correios possuem 13 dígitos, seguindo o formato: LLNNNNNNNNNLL, onde cada L representa uma letra e cada N representa um número. As duas primeiras letras identificam o tipo de pacote (ou código do serviço). As duas últimas o país na qual emitiu o código da encomenda, sendo BR para o Brasil, US para Estados Unidos, JP para o Japão. A sequencia numérica pode ou não ter validação (os Correios utilizam validação), e é possível fazer um cálculo para verificar se o pacote é válido (semelhante ao cálculo de dígito verificador de um CPF). Uma explicação mais detalhada de como funciona o código de rastreio.
Atualmente estão disponíveis os serviços: SEDEX, SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX Hoje, SEDEX Mundi Documento e SEDEX Mundi Mercadoria.
A modalidade de entrega Sedex está disponível em todo o território Brasileiro, ou seja, sempre tem algum caminho que o seu pacote pode fazer para chegar em segurança até o local de entrega de forma expressa.
O serviço está disponível para pessoas físicas e jurídicas sem a necessidade de se utilizar um contrato, ou para pessoas jurídicas com a utilização de um contrato.
É a entrega de um objeto em um determinado local, sendo ele, uma residência, um comércio, uma indústria, dentre outros locais. A entrega só é realizada se o endereço fornecido aos Correios estiver correto, as vias de acesso estiverem em boas condições para o carteiro, as indicações como número da casa e nome da rua devem estar adequadas no local de entrega, caso alguma destas condições não seja atendida, o seu pacote voltará para algum canto vazio e escuro da unidade de entrega mais próxima.
Serão efetuadas três tentativas de entrega, caso em nenhuma das três tentativas seja possível efetuar a entrega do pacote. Após sete dias, o pacote será devolvido para o remetente.
Assim como em todo serviços, podem ocorrer imprevistos, em caso de atraso na entrega, os Correios efetuam a devolução de parte do valor pago, na modalidade Sedex. Os valores são de 5% para um a três dias úteis, 10% para quatro a cinco dias úteis e 15% para mais que cinco dias úteis. Portanto se o seu pacote atrasar, entre no site dos Correios, acesse o link “Central de Atendimento” e envie a sua reclamação para os Correios. Não é possível solicitar indenização caso a pessoa não esteja no endereço destino para as entregas.
A entrega de objetos para Zonas Rurais ou locais de difícil acesso é realizado na agência de Correios mais próxima.
É altamente recomendado usar o Muambator para acompanhar o rastreamento do objeto sedex. E o melhor: você pode receber notificação conforme o seu pacote movimenta!
O Sedex 10 é a modalidade de entregas dos Correios que promete efetuar a entrega até as 10 horas da manhã do próximo dia útil a partir da postagem do pacote. A parte boa é que o seu pacote sempre vai chegar cedo no destino, e é possível solicitar indenização caso a encomenda não seja entregue no tempo combinado. É necessário validar que o destinatário esteja nas áreas atendidas pelos Correios.
Segundo o sistema dos Correios, dentre as cidades contempladas com os serviços do Sedex 10, estão presentes as seguintes capitais: Belo Horizonte - Minas Gerais (MG), Brasília - Distrito Federal (DF), Campo Grande - Mato Grosso do Sul (MS), Curitiba - Paraná (PR), Natal - Rio Grande do Norte (RN), Porto Alegre - Rio Grande do Sul (RS), Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (RJ), São Paulo - São Paulo (SP) e Vitória - Espírito Santo (ES).
As seguintes capitais não foram agraciadas com o serviço de entrega do Sedex 10:
Infelizmente, até o momento segundos as informações disponíveis nos Correios, : Aracaju - Sergipe (SE), Belém - Pará (PA), Boa Vista - Roraima (RR), Cuiabá - Mato Grosso (MT), Florianópolis - Santa Catarina (SC), Fortaleza - Ceará (CE), Goiânia - Goiás (GO), João Pessoa - Paraíba (PB), Macapá - Amapá (AP), Maceió - Alagoas (AL), Manaus- Amazonas (AM), Palmas - Tocantins (TO), Porto Velho - Rondônia (RO), Recife - Pernambuco (PE), Rio Branco - Acre (AC), Salvador - Bahia (BA), São Luís - Maranhão (MA) e Teresina - Piauí (PI).
Sedex com etiqueta comum e Sedex com etiqueta lógica não possuem diferença no prazo de entrega das encomendas, onde o prazo de entrega varia de acordo com a localidade do remetente e do destinatário do pacote. A diferença está no cliente, a etiqueta lógica é gerada para clientes que possuem contrato junto aos Correios.
A etiqueta física e a etiqueta lógica possuem os mesmos prazos de entrega, a diferença de ambas se encontra no fato de que a etiqueta lógica é gerada para um cliente com contrato com a empresa (permite que o próprio cliente faça a impressão da etiqueta de envio), enquanto a etiqueta física é gerada para um cliente sem contrato com os Correios. Os prazos para entregas, indenizações e reclamações são os mesmos para ambos tipos de envio.